É um absurdo o número de pessoas, a maioria mulheres, que consideram o jejum absoluto em uma ou duas refeições o melhor método para emagrecer.
Quero alertar a todos que fazem jejum por conta própria, a fim de conquistar o peso ideal em pouco tempo, que não é saudável e pode trazer prejuízos à saúde. Além de que o emagrecimento se torna mais lento porque o organismo reduz o gasto calórico do corpo com o objetivo de poupar calorias (o metabolismo entra em uma espécie de alerta, pensando que estamos com uma falta de nutrientes), o que favorece o ganho de peso, pois o corpo começa a acumular reservas de gordura. Sem falar dos excessos alimentares na próxima refeição.
Períodos muito longos de jejum podem causar ainda deficiência de nutrientes importantes que causam distúrbios no corpo. Por isso, pense bem antes de fazer jejum, principalmente se você quer emagrecer, já que terá um resultado inverso ao que você deseja! Resumindo: o jejum engorda, pois destrói a regularidade metabólica.
Para emagrecer, realmente é preciso diminuir o consumo dos alimentos e aumentar a prática de exercícios físicos, mas é fundamental que esta redução de calorias seja adequada, gradual e que vise resultados saudáveis.
Algumas dicas para ajudar a emagrecer:
- Faça três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e pelo menos dois pequenos lanches saudáveis por dia. Não pule refeições!
- Evite "beliscar" entre as refeições
- Coma devagar, de tempo para seu cérebro perceber que você esta se alimentando. Evite também de beber durante as refeições
- Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural
- Substitua as sobremesas por frutas
- Coma verduras e legumes todos os dias
- Retire toda a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação
- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, e outras guloseimas como regra da alimentação
- Diminua a quantidade de sal na comida e evite consumir em excesso alimentos embutidos como hambúrguer salsicha, salgadinhos e etc.
- Beba bastante água, pelo menos dois litros por dia. Dando preferencia de consumo nos intervalos das refeições
- Pratique pelo menos 30 min todos os dias de alguma atividade física
- Procure um nutricionista, não faça dietas ou regimes sem orientação adequada!