Como é a minha consulta

A consulta nutricional não tem exatamente a mesma dinâmica de uma consulta médica. O contato com o paciente é sempre fundamental para se estabelecer um vínculo terapêutico que permita a obtenção de mudanças dos hábitos alimentares. Além disso, a troca de informações com o cliente também é muito importante para o alcance do resultado que se deseja.

Agora vou descrever como é a minha consulta:

1ª Etapa: Perguntas iniciais.
- Objetivo da consulta;
- O histórico de vida em relação ao peso;
- Se apresenta alguma doença diagnostica por médico. Ex.: diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, etc.;
- Se usa atualmente algum medicamento;
- Se já sofreu alguma cirurgia. Se sim, qual e quando;
- Se já seguiu alguma dieta. Se sim, que dieta e recomendada por quem.

2ª Etapa: hábitos alimentares.
Geralmente faço um recordatório alimentar do cliente. Para isso, pergunto o que o cliente costuma comer desde o momento em que acorda até a hora que vai dormir.

3ª Etapa: medidas antropométricas.
Realizo as seguintes medidas:
- Peso;
- Altura;
- Circunferências do braço, cintura e quadril (o caso de cada cliente que determinará que medidas serão necessárias para uma avaliação nutricional eficiente).

4ª Etapa: hábitos alimentares saudáveis.
A partir da análise dos dados fornecidos pelas primeiras etapas da consulta, faço uma orientação qualitativa: explico que os hábitos devem ser modificados e o porque dessa mudança. E junto com o cliente crio estratégias para alcançar os bons hábitos alimentares.

5ª Etapa: peso ideal.
Faço a análise dos dados coletados na terceira etapa para verificar se o cliente esta no seu peso ideal e se a sua constituição corporal esta de acordo com o esperado para a idade e estado fisiológico.
Se não estiver em seu peso ideal, eu calculo um peso mais adequado para o cliente de acordo com a sua estrutura óssea, altura, idade e composição corporal.

6ª Etapa: necessidade calórica.
A partir da idade, peso ideal, nível de atividade física, estado fisiológico e estado nutricional, calcula a quantidade de calorias que esse cliente deve ingerir para se manter saudável.

7ª Etapa: explicando a dieta e retorno.
Explico ao cliente que transformarei as calorias calculadas na sexta etapa em alimentos de acordo com o seus horários, preferências e aversões alimentares, o que resultará em um cardápio individualizado que será entregue ao cliente no retorno ou se preferir por e-mail (alguns clientes preferem).

8ª Etapa: finalizando a consulta.
Explico ao cliente que, após a retirada do cardápio, ele tentará seguir os conceitos dessa reeducação alimentar por 1 mês e agendar uma nova consulta.
O cliente deverá comparecer a essa consulta mesmo que ainda não tenha alcançado a meta definida na primeira consulta. Aliás, se isso acontecer, é mais um motivo para comparecer, pois teremos de pensar juntos em outras estratégias para que o objetivo seja alcançado.
Saliento que é muito difícil mudar hábitos de uma vida inteira, mas que uma mera mudança, mesmo que de início não haja alteração no peso, significa muito para seu estado geral de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário