terça-feira, 4 de junho de 2013

Diário Alimentar

Aposte nessa prática para ter a noção real de como está a sua alimentação e poder fazer as mudanças necessárias para ganhar saúde e boa forma!

O segredo para se alimentar de maneira equilibrada e ainda perder alguns quilinhos pode estar na ponta do lápis! O resultado dessas anotações pode ser assustador, pois se percebe quais alimentos foram ingeridos e qual a quantidade, e é dessa forma que os exageros são revelados!

Vamos tentar??


O primeiro passo é criar uma tabela com os itens: horário, local, alimento consumido marca/ tipo/ preparo, quantidade. Feito isso é só começar a anotar tudo que é consumido a cada dia, preenchendo com as quantidades corretas que podem ser feitas com medidas caseiras mesmo (colheres, xícaras, unidades). O importante é ser totalmente honesto! Então nada de omitir os beliscos!
É interessante também criar uma coluna para anotar como estava se sentindo naquele momento. Muitas vezes a má alimentação está associada a fatores emocionais.

É importante fazer as anotações por duas semanas antes de procurar o nutricionista. Lembre-se, o registro precisa ser feito até mesmo durante os fins de semana. Com esse histórico em mãos, o nutricionista poderá ter a noção de como é o seu perfil alimentar, e fazer as modificações necessárias para tornar a alimentação mais saudável.

O maior benefício do diário alimentar é fazê-lo enxergar as "sabotagens" que passam despercebidas.

Agora algumas "regras' que vão ajudar a deixar suas anotações em ordem:

- Faça o diário depois de cada refeição ou "belisco". Não deixe para o final do dia.
- Escolha a melhor forma para fazer as anotações: computador, celular, caderno. O importante é não deixar o momento passar.
- Não tente se enganar deixando de anotar os abusos ou pulando aqueles dias em que saiu da rotina.
- Utilize objetos como referência para o tamanho das porções, assim fica mais fácil visualizar as quantidades quando estiver fora de casa.
- Faça do método uma oportunidade para que você conheça melhor os seus hábitos. Não faça disso uma obsessão!

Até a próxima e boa sorte!

Quem quiser conversar sobre suas anotações e como dar uma melhorada nelas é só clicar aqui. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário