quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Compulsão por Doces


Atendendo a pedidos de algumas amigas do face, agora vou falar um pouquinho e dar uma dica de receita para inibir a compulsão por doces.
Para auxiliar na inibição desses alimentos são utilizados extratos de plantas que ajudam a diminuir a vontade por doces e carboidratos, especialmente no período pré-menstrual, além de dar sensação de saciedade.
Hormônios como a leptina e a insulina interagem com receptores hipotalâmicos no sistema nervoso central favorecendo a saciedade. Os peptídeos intestinais, combinados a outros sinais, podem estimular a grelina e orexina, ou ainda inibir hormônios como a colecistocininca e a leptina, em relação a ingestão alimentar. Portanto, todas essas substâncias atuam nos centros hipotalâmicos, que são os grandes responsáveis pelo comportamento alimentar. E é a partir desse conhecimento que torna-se possível modular uma dieta para aumento da saciedade e redução da compulsão por doces.


Bolinhas de Banana passa cobertas com chocolate

Ingredientes
  10 unidades de banana passa
  1 barra de 30g de chocolate 70% cacau

Modo de fazer
1.  Picar em uma vasilha as bananas secas e reservar
2.  Picar em uma vasilha de vidro o chocolate e derreter por aproximadamente 2 minutos interrompendo na metade do tempo para mexer
3.  Adicionar as bananas picadas
4.  Mexer com uma colher
5.  Modelar em bolinhas
6.  Passar no cacau em pó
7.  Acondicionar em forminhas de brigadeiro

Rendimento: 8 porções.
Fonte: PUJOL, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário