sábado, 20 de abril de 2013

Alergia e Intolerância Alimentar



Antes de partir para os sintomas para "diagnosticar" a intolerância alimentar, precisamos ter em mente que existe também a alergia alimentar. São duas coisas distintas, embora as vezes os sintomas se pareçam.

Então, o que é intolerância e o que é alergia alimentar??

A alergia alimentar afeta o sistema imunológico, e em alguns casos pode pôr a vida em risco. A intolerância alimentar tende a causar mais problemas no nosso dia-a-dia.

A intolerância alimentar é caracterizada pela incapacidade de digerir determinados alimentos ou aditivos alimentares pela falta de alguma enzima que é necessária para a correta digestão deste alimento. Os alimentos que mais causam intolerância alimentar são marisco, ovo, chocolate, nozes, trigo, amendoim e soja, e estima-se que metade da população mundial sofra com este problema.

Os sintomas geralmente são:
- dor abdominal;
- gases;
- diarreia ou prisão de ventre;
- enjoo;
- vômito;
- síndrome de dumping: enjoo, vômito, rubor facial, dor abdominal, suor em excesso, tontura, cólica, palpitação cardíaca, barriga inchada.

Estes sintomas podem surgir horas ou muitos dias depois da ingestão do alimento que o indivíduo não consegue digerir corretamente. Quanto maior a quantidade de alimento ingerido, mais fortes serão os sintomas.

Já a alergia alimentar, ocorre quando o sistema de defesa do organismo (sistema imune) reconhece uma substância alimentar como perigosa para o organismo. Assim, no instante em que o indivíduo ingere o alimento, o sistema de defesa começa a “bombardear” o corpo com substâncias químicas que causam vários sintomas de alergia (dor abdominal, vômito, diarreia, urticária, asma, tosse) e que podem afetar o sistema respiratório e digestivo, a pele ou o sistema cardiovascular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário