domingo, 16 de dezembro de 2012

Termogênicos


Muita gente sempre me pergunta sobre termogênicos, o que são... se emagrece... se só existe suplementos ou se alimentos também podem ser e etc.. Então aqui vai um pouquinho sobre eles...

Em resumo, os termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto energético, ou seja, queimar mais calorias enquanto são digeridos.
Mas como que isso funciona?? A resposta é muito simples!
Todo alimento precisa de energia (caloria) para ser digerido pelo organismo, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo, intensificando a "queima" de gorduras. Mas há alguns alimentos que precisam de mais calorias para serem digeridos do que outros, esses que são chamados de alimentos termogênicos. Esses alimentos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia.
Consumir esses alimentos pode fazer uma pessoa  eliminar de 2 a 10 kg em três meses. Mas  não é apenas ingerir esse tipo de alimento, precisa saber a quantidade certa, ou não terá esse efeito! Por exemplo, todo mundo ouve dizer que o chá verde (Camellia sinensis) "emagrece", mas tomar litros e mais litros de chá diariamente não é a solução, e sim tomar a quantidade certa na hora certa! Pois o exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimentos de vários sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.
Mas lembre-se! Exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada são essenciais para promover a perda de peso. E que para maior eficiência, os termogênicos devem ser ingeridos 30 minutos antes das atividades físicas. Mas recomendo que pessoas que treinam à noite não utilizem para evitar alterações do sono.

No exemplo do chá verde, o ideal é consumir 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das refeições, diariamente. Porque reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos), além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário