sábado, 5 de outubro de 2013

Alimentos que podem ATRAPALHAR a dieta


Bom dia, pessoal! Tudo bom com vocês??

Desculpem a ausência, mas quem tem filho pequeno vai entender! Minha filha pegou a "mania" de toda vez que eu sento para fazer qualquer coisa no computador, ela não deixa! Até fica empurrando a cadeira! rsrs

Bom, mas estou de volta e espero não sumir de novo!

A algumas semanas, estava dando uma orientação nutricional para uma paciente e surgiu esse assunto: Quais são os principais alimentos que pode sabotar uma dieta? Tal alimento realmente emagrece ou pelo menos não engorda??

Achei bem interessante os alimentos que ela me questionou e imagino que talvez possa ser a dúvida de alguma de vocês também. Vou dar uma resumida porque fiquei bem umas 2 horas conversando com ela e para escrever tudo isso iria ficar muito chato de ler!

Primeiro alimento que me foi questionado foi o refrigerante. A primeira vista tenho certeza que todas vocês pensaram: "Lógico né?!"... mas e o zero?? O que vocês acham?

O refrigerante zero, a maioria das pessoas acham que por ter zero calorias pode ser liberado, até mesmo para quem quer perder peso. Mas vocês lembram de uma coisa que eu sempre falo?? É preciso ficar de olho na composição nutricional! O refrigerante zero, normalmente, tem uma quantidade de sódio maior do que o convencional e se for consumido em grande quantidade, o sódio vai fazer com que você retenha líquido, e isso vai acabar prejudicando seu emagrecimento.

A granola. As pessoas sempre associam alimentos saudáveis com poucas calorias, o que não é o caso da granola! Claro que é um alimento muito saudável e sempre recomendado nas dietas, mas com moderação. Para vocês terem uma ideia, uma xícara de granola pode fornecer umas 300 kcal. É melhor começar a prestar atenção nisso não é mesmo?!

Esse agora é o que eu mais escuto e o que mais as pessoas ficam espantadas quando eu falo rs.

O chocolate diet. Gente, tem uma grande diferença entre DIET e LIGHT!!! Resumindo, diet é para quem tem restrição ao açúcar, por exemplo quem tem diabetes, e light é para quem não quer engordar. A versão diet é isenta de açúcar, mas em contrapartida, geralmente tem mais gordura em sua composição o que torna o alimento bem mais calórico! Então prefira o chocolate tradicional, ou melhor ainda, prefira os com a maior porcentagem de cacau possível. Assim além de ser gostoso de comer, também vai fazer bem para a saúde!!! Mas veja bem, não é só porque é 70% cacau e eu falei que faz bem que é para comer uma barra inteira!!! Moderação é a chave do sucesso!

Agora o famoso e querido cafezinho! Quase todo mundo que eu já conversei sobre dieta me falam que o cafezinho é milagroso, que ele faz manter a dieta e ajuda a não extrapolar nos doces e etc.. Mas gente, do que adianta não comer o doce e tomar o café se ele for adoçado e muito bem adoçado com açúcar?? Pois é! Claro que vai prejudicar o emagrecimento. Vocês tem ideia de quantas calorias tem uma colher de açúcar?? Em uma colher vai aproximadamente 10g de açúcar o que equivale a 49 kcal. E você ai achando que café docinho era magrinho!

Sopa pronta. A sopa pronta, por mais que tenha pouquíssimas calorias são carregadas de sódio! Se vocês observarem a tabelinha nutricional, vão ver que essas sopinhas prontas nunca tem menos do que 400mg de sódio por porção. Gente, é muta coisa!!! Tem MUITO sódio! Eu geralmente recomendo que consumam alimentos que contenham menos de 200mg de sódio por porção. Precisamos lembrar que não é só aquela sopinha que vamos ingerir durante o dia todo, outros alimentos também vão conter sódio e a necessidade nutricional de sódio para os seres humanos é cerca de 500mg, imagina só consumir isso eu apenas um saquinho de sopa! É demais né?! 

Qualquer dia desses vou fazer uma relação de nutrientes e vitaminas e os malefícios se consumidos além do recomendável, vocês vão ficar impressionadas!

Por hoje é só, bom fim de semana para vocês!!

Beeijo ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário