sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como não cair em TENTAÇÕES e manter a forma











Olá queridos leitores, como vocês estão??

Ultimamente a maior reclamação das minhas queridas são as tentações, dizem que com esse friozinho que tem feito fica difícil resistir as comidas mais calóricas...

Mas quem pode culpá-las?? Que atire a primeira pedra quem nunca disse "Na segunda-feira eu faço uma dieta séria, ou na segunda-feira eu compenso o "pé-na-jaca" do fim de semana, alguns excluem a segunda-feira do calendário pra fugir da dieta rs..." 

É, confesso que aquele chopp de sexta-feira, ou aquela pipoquinha do cinema ou aquele chocolate da TPM, são tentações do "chifrudo" para espalhar a praga da celulite e da gordura localizada em nós pobres mortais.

A chave do sucesso em qualquer dieta é pensar magro, ter em mente um objetivo e segui-lo, ter foco!

Mas gente, quando eu digo dieta, não significa se privar de tudo que gosta e só comer mato, e sim um plano alimentar feito sob medida que vai estar tão adequado para você, que você vai poder comer tudo que gosta e ainda perder aqueles quilinhos indesejados.

Se você sempre se lembrar do que comeu, no almoço (por exemplo), ajuda a diminuir o tamanho do lanche da tarde, pois assim faz com que você consiga calcular melhor as consequências da ingestão de mais calorias.
Por exemplo, dei uma espadinha no almoço e de sobremesa comi um musse de chocolate, então no lanche da tarde não vou comer outro doce, melhor comer uma fruta... e assim vai.

Se sempre que você passa em frente a um restaurante ou lanchonete e não consegue esquecer o quanto é suculenta (e calórica) a comida, mude de rota! Desvi o caminho, se tiver que andar mais, melhor ainda, já serve como exercício!

Mas de jeito nenhum conte calorias. É a qualidade e não a quantidade que vale! Alguns alimentos refinados podem até ter menos calorias, mas não saciam, e no fim farão você comer mais.

E nada de "é só um pedacinho pra matar a vontade". Se só o cheiro de uma bolo com uma deliciosa calda de chocolate já ativa os neurônios, imagina depois da primeira mordida. O ciclo vicioso dispara e não tem volta. No final o que era pra ser só um pedacinho foi metade do bolo.

O autoconhecimento ajuda a controlar a comilança, então descubra as suas fraquezas! Se você sabe que é de ficar beliscando, então deixe comida na mesa ou a mostra o tempo todo. E se for compulsivo, evite rodízios.

Faça sexo! Isso mesmo, todo tipo de prazer libera dopamina. Então tenha vários (em moderação), como sexo, jogo, exercício físico. Assim, você não fica dependente da comida.

Ahhh, pensamento negativo também ajuda! Em vez de olhar um x-bacon e pensar "nossa que delícia, eu quero deve estar muito bom", pense que é bom agora mas vai fazer mal depois. Ou sei la, pensa na matança do porquinho rs... qualquer coisa que ajude a desviar a atenção.

Ou outra importante é relaxar! Os hormônios do estresse se atam aos do prazer no cérebro e aumentam o desejo por comidas calóricas. Então, para evitar as recaídas, medite ou vá passear com o cachorro.

Espero que ajude! Bom final de semana a todos e até a próxima! =)

sábado, 22 de junho de 2013

Unhas fracas? Queda de cabelo???


Oi gente! 

Hoje a dica é pra quem esta querendo deixar a unha crescer ou esta querendo um cabelo mais forte, com menos queda...

Se você esta com unhas fracas ou quebradiças ou seu cabelo esta caindo mais do que o normal, pode estar faltando alguns nutrientes na sua alimentação.

Para evitar a queda de cabelo, no seu prato, não pode faltar: queratina, cobre, ferro, zinco, complexo B, vitamina C, vitamina E e coenzima Q10.

E para ajudar com as unhas quebradiças, não pode faltar: cálcio, magnésio, zinco, vitamina A, complexo B, ferro, biotina e ácido fólico.

Então, quais alimentos devo comer para obter tudo isso???

Aqui vai alguns exemplos...

Queratina: carne branca, leite ou bebida de soja, peite de peru e queijo light...

Cobre: nozes, castanhas e ostras...

Ferro: carnes, gérmen de trigo, amêndoas, passas, feijão, lentilha, folhas verde-escuras...

Zincocarnes, gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes, gema de ovo...

Complexo B: soja, lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura, semente de girassol, peixes, cereais integrais...

Vitamina C: acerola, goiaba, couve, brócolis, pimentão verde, espinafre, laranja, morango...

Vitamina E: óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, nozes, amendoim...

Coenzima Q10: carne, aves e peixes, cereais, soja, nozes, espinafre, brócolis...

Cálcio: queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju...

Magnésio: frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, mel...

Vitamina A: mamão, cenoura, brócolis, abóbora, espinafre...

Biotina: gema de ovo, feijões de soja, levedo de cerveja, carnes, cereais...

Ácido fólico: vegetais de folhas verde-escuras...


Até a próxima... Bom fim de semana!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Uma porção é...


Oi gente, tudo bem?

Hoje vou dar alguns exemplos do quanto é uma porção para cada grupo alimentar. Assim vai facilitar a vida de quem esta querendo seguir direitinho a dieta e consumir a quantidade certa recomendada.

Lembrando que se deve sempre consultar um nutricionista para saber qual a sua necessidade alimentar.

Carboidratos
2 fatias de pão de forma integral ou ½ pão francês ou 1 pão francês sem miolo
1 xícara (chá) de cereal ou ½ xícara de granola
4 colheres (sopa) de arroz integral, cereal ou massa cozidos
1 batata média
3 a 4 biscoitos sem recheio
2 bisnaguinhas
1 barra de cereais
2 xícaras (chá) de pipoca (sem manteiga)
1 fatia de 50g de bolo simples

Hortaliças
4 colheres (sopa) de legumes crus ou cozidos
1 prato (sobremesa) de folhas cruas picadas
½ xícara (chá) de hortaliças cozidas

Frutas
1 unidade média (maçã, banana, laranja) ou 
1 fatia média (mamão, melão, melancia)
1 copo de suco
½ xícara (chá) de frutas picadas

Leite, derivados ou substitutos
1 copo de iogurte
1 copo de leite
½ xícara (chá) de coalhada
1 fatia de 30g de queijo branco ou ricota
2 colheres (sopa) de queijo cottage
3 a 4 fatias de queijo processado (mussarela, prato, estepe)
1 colher (sopa) de requeijão cremoso light
1 copo de bebida à base de soja

Carnes
1 filé ou bife médio (do tamanho da palma da mão)
4 colheres (sopa) de carne moída, frango desfiado
2 colheres (sopa) de atum enlatado
1 coxa grande ou sobrecoxa de frango
2 ovos, 1 salsicha ou 1 hambúrguer

Leguminosas
1 concha de feijão
2 colheres (sopa) de soja/ grão-de-bico/ ervilha/ lentilha cozidos
1 colher (sopa) de amendoim


Espero que ajude... Até a próxima!

sábado, 8 de junho de 2013

Como Equilibrar a Dieta


Oi pessoal, tudo bem??

Queria aproveitar, e antes de falar de dieta, agradecer a minha querida amiga e jornalista Manuella Tavares (blog Crônicas do Coletivo) que tem me ajudado com as postagens aqui do blog, é ela quem edita a maioria. Manu, se não fosse você, tenho certeza que não teria tanto retorno positivo como estou tendo aqui =). E agradecer vocês também! Estou adorando responder os e-mails!

Pronto, agora vamos ao que interessa!

Eu estava, quase todos os dias, postando algumas dicas e sugestões para manter a saúde e a boa forma. Como sugestão que recebi de uma das minhas leitoras, vou juntar no post de hoje algumas idéias saudáveis para  vocês colocarem em prática.

Então, vamos lá?!

Tudo se inicia na hora da compra. Então, quando for ao supermercado, prefira sempre uma opção mais saudável. Se tem o integral pra que comprar o mais refinado?? Se lembre sempre, quanto mais próximo do natural é o alimento, mais saudável ele é!

E outra, saco vazio não para em pé, então coma! O jejum não é a melhor opção para quem quer emagrecer, esse é um engano que muita gente ainda comete!
Coma a cada três ou quatro horas.

Beber água é muito importante, então não se esqueça dela! Ela é sua aliada. Sempre beba água nos intervalos das refeições.

Essa é pra quem ainda tem a mania de comprar sem olhar. Pare um pouco e antes de colocar o alimento no carrinho de uma olhadinha no rótulo. Tenho certeza que você vai se impressionar com o que vai ver e pensar duas vezes antes de comprar.
Então, leia os rótulos dos alimentos e dê preferência àqueles que apresentarem teor reduzido de sódio, gordura e ausência de gordura trans.

Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos. Nada de sair engolindo qualquer coisa rapidinho, deixe seu "cérebro assimilar" o que você esta comendo. Isso vale também pra quem come assistindo televisão. Então evite ao máximo.

Essa todo mundo já sabe, evite frituras e preparações gordurosas que levem creme de leite ou queijos gordurosos. De vez em quando tudo bem, mas tem gente que quer comer batata frita e outras coisitas más todos os dias.

Inclua diariamente no seu prato verduras verde-escuras, legumes amarelo-alaranjados e frutas ricas em vitamina C.

Sempre que for tomar leite, iogurte ou comer um queijinho, prefira os magrinhos.

E pra quem não consegue ficar sem o santo chocolate, o tipo amargo é o mais saudável.

Pra ajudar na saciedade, que tal comer uma banana aquecida com canela?? Vai ajudar quando estiver "precisando" de um docinho e de quebra potencializa a ação do triptofano (substância que dá uma sensação maior de saciedade).

E quem vive na rua, tenha sempre à mão lanchinhos saudáveis, assim não corre o risco de ter de comer "besteira" na hora errada. Castanhas, frutas frescas ou secas, barra de cereais ou barra de frutas, esses alimentos vão "tapiar" o estômago na hora do aperto e ainda ajudam a controlar a vontade de comer doces.

Por hoje é isso, espero que tenha ajudado. Bom final de semana pra vocês! ;)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Diário Alimentar

Aposte nessa prática para ter a noção real de como está a sua alimentação e poder fazer as mudanças necessárias para ganhar saúde e boa forma!

O segredo para se alimentar de maneira equilibrada e ainda perder alguns quilinhos pode estar na ponta do lápis! O resultado dessas anotações pode ser assustador, pois se percebe quais alimentos foram ingeridos e qual a quantidade, e é dessa forma que os exageros são revelados!

Vamos tentar??


O primeiro passo é criar uma tabela com os itens: horário, local, alimento consumido marca/ tipo/ preparo, quantidade. Feito isso é só começar a anotar tudo que é consumido a cada dia, preenchendo com as quantidades corretas que podem ser feitas com medidas caseiras mesmo (colheres, xícaras, unidades). O importante é ser totalmente honesto! Então nada de omitir os beliscos!
É interessante também criar uma coluna para anotar como estava se sentindo naquele momento. Muitas vezes a má alimentação está associada a fatores emocionais.

É importante fazer as anotações por duas semanas antes de procurar o nutricionista. Lembre-se, o registro precisa ser feito até mesmo durante os fins de semana. Com esse histórico em mãos, o nutricionista poderá ter a noção de como é o seu perfil alimentar, e fazer as modificações necessárias para tornar a alimentação mais saudável.

O maior benefício do diário alimentar é fazê-lo enxergar as "sabotagens" que passam despercebidas.

Agora algumas "regras' que vão ajudar a deixar suas anotações em ordem:

- Faça o diário depois de cada refeição ou "belisco". Não deixe para o final do dia.
- Escolha a melhor forma para fazer as anotações: computador, celular, caderno. O importante é não deixar o momento passar.
- Não tente se enganar deixando de anotar os abusos ou pulando aqueles dias em que saiu da rotina.
- Utilize objetos como referência para o tamanho das porções, assim fica mais fácil visualizar as quantidades quando estiver fora de casa.
- Faça do método uma oportunidade para que você conheça melhor os seus hábitos. Não faça disso uma obsessão!

Até a próxima e boa sorte!

Quem quiser conversar sobre suas anotações e como dar uma melhorada nelas é só clicar aqui. =)